No âmbito do Protocolo celebrado entre a Comissão para a Igualdade e para os Direitos da Mulher e a Fundação para a Ciência e Tecnologia, o Grupo de Investigação As Faces de Eva desenvolveu a elaboração de um Dicionário no Feminino (séculos XIX-XX).
Através dele, pretende-se procurar colmatar a inexistência de instrumentos metodológicos na área dos Estudos sobre as Mulheres em Portugal e promover condições para uma melhor percepção do que foi o trajecto empenhado de mulheres e instituições, de diferentes épocas e meios, para transformarem a sua condição legal, social, política, económica, cultural e familiar na sociedade portuguesa.
Entendido em sentido lato, o Dicionário no Feminino pretende abarcar a imprensa feminina, instituições, organizações de mulheres e nomes de épocas diferentes, com sensibilidades e protagonismos antagónicos. Procura também expor as activistas da causa feminina e feminista da 1.ª metade do século XX, englobando centenas de nomes, a maior parte dos quais só agora começam a ser identificados e objecto de estudo.
O projecto em causa baseia-se no tratamento exaustivo da imprensa feminina e na pesquisa e recolha de documentação e notícias em função de um questionário previamente construído. Nem todas as entradas terão a mesma dimensão e profundidade, variando o desenvolvimento e pormenorização segundo a importância e material recolhido.
Ficha técnica
Direcção
Zília Osório de Castro
João Esteves
Coordenação
António Ferreira de Sousa
Ilda Soares de Abreu
Maria Emília Stone
Editora
Livros Horizonte
Ano
2005
ISBN
9789722413688