A revista “A Mulher Portuguesa” (1912-1913) disponível online na plataforma Revista de Ideias e Cultura (RIC)

A revista A Mulher Portuguesa, Órgão da Associação de Propaganda Feminista, publicada entre junho de 1912 e fevereiro de 1913, sob direção de Ana de Castro Osório, integra desde Abril a plataforma RIC (Coleção Revistas de Ideias e Cultura), um projeto que disponibiliza online (e em acesso livre) a consulta integral e a pesquisa minuciosa de conteúdo em 33 revistas de referência criadas nas 8 primeiras décadas do século XX.

A elaboração dos analíticos d’A Mulher Portuguesa – que facilitam a pesquisa por conceitos, assuntos, autores/as, obras, nomes singulares e coletivos, e nomes geográficos – foi realizada por uma equipa das FACES DE EVA, coordenada por Zília Osório de Castro. Trata-se da segunda colaboração. A revista feminista Sociedade Futura (1902-1904) foi o primeiro periódico a ser trabalhado para a plataforma RIC.

A Colecção Revistas de Ideias e Cultura é dirigida por Luís Andrade. Trata-se de um projeto do Seminário Livre de História das Ideias (CHAM), em parceria com a Biblioteca Nacional de Portugal e a Fundação Mário Soares, e com apoio da FCT.

Para além das duas publicações feministas, os títulos atualmente disponibilizados na RIC são: Orpheu; O Tempo e o Modo; Portugal Futurista; A Sementeira; Suplemento de A Batalha; Seara Nova; A Construção Moderna; Nova Silva; A Águia; A Vida Portuguesa; Contemporânea; Eh Real!; Atlântida; Germinal; Exílio; Centauro; Sphinx; A Tradição; Athena; Renovação; Princípio; Cadernos da Juventude; Sol Nascente, Altitude; Ler; Alma Nacional; Lília; A Renascença; Terra Nossa, KWY, e Raíz & Utopia.

As limitações de pesquisa vividas por investigadores/as durante o último ano (em virtude da pandemia COVID-19) expuseram a relevância de projectos como a plataforma RIC, que oferecem ferramentas desenvolvidas segundo critérios de grande rigor, funcionalidade e versatilidade, preciosas para o estudo da história das ideias políticas, sociais, culturais e artísticas em Portugal.

FACES DE EVA. ESTUDOS SOBRE A MULHER
A equipa de investigação pluridisciplinar FACES DE EVA. ESTUDOS SOBRE A MULHER integra o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/NOVA), dedicando-se desde 1999 aos estudos sobre as Mulheres nas suas múltiplas Faces. Entre muitas iniciativas (formação pós-graduada, cursos de curta duração e conferências), publica há 21 anos a revista científica (semestral) com o mesmo nome.
Facebook
Canal Youtube
Email: facesdeeva@fcsh.unl.pt

Direção de FACES DE EVA. ESTUDOS SOBRE A MULHER:
Zília Osório de Castro (1ª Diretora e Fundadora), Professora Catedrática (Jubilada) da NOVA FCSH
Isabel Henriques de Jesus, Investigadora no CICS.NOVA e Professora Convidada na NOVA FCSH
Helena Pereira de Melo, Professora com Agregação na Nova Law School da Universidade Nova de Lisboa