Uma equipa das Faces de Eva, coordenada por Zília Osório de Castro, tem vindo a colaborar com o Portal Revistas de Ideias e Cultura na produção de analíticos de periódicos portugueses do princípio do século XX. A colaboração das Faces de Eva iniciou-se com as revistas feministas e femininas republicanas, duas das quais já estão disponíveis online:
–Sociedade Futura (1902-1904);
–A Mulher Portuguesa (junho de 1912 – fevereiro de 1913), Órgão da Associação de Propaganda Feminista.
Ficha técnica da elaboração de analíticos: Sociedade Futura e A Mulher Portuguesa.
Atualmente, a equipa das Faces de Eva elabora os analíticos da revista A Mulher e a Criança, órgão da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas.
O projeto RIC disponibiliza online (e em acesso livre) a consulta integral e a pesquisa minuciosa de conteúdo (por conceitos, assuntos, autores/as, obras, nomes singulares e coletivos, e nomes geográficos) em 33 revistas de referência criadas nas 8 primeiras décadas do século XX.
Para além das duas publicações feministas já citadas, os títulos disponíveis na RIC são:
-A Águia;
-A Batalha;
-A Construção Moderna;
-A Renascença;
-A Sementeira;
-A Tradição;
-A Vida Portuguesa;
-Alma Nacional;
-Athena;
-Altitude;
-Atlântida;
-Cadernos da Juventude;
-Centauro;
-Contemporânea;
-Eh Real!;
-Exílio;
-Germinal;
-KWY;
-Ler;
-Lília;
-Nova Silva;
-O Tempo e o Modo;
-Orpheu;
-Portugal Futurista;
-Princípio;
-Raíz & Utopia.
-Renovação;
-Seara Nova;
-Sol Nascente;
-Sphinx;
-Terra Nossa;
A Coleção Revistas de Ideias e Cultura é dirigida por Luís Andrade. Trata-se de um projeto do Seminário Livre de História das Ideias (CHAM), em parceria com a Biblioteca Nacional de Portugal e a Fundação Mário Soares, e com apoio da FCT.
As limitações de pesquisa vividas por investigadores/as durante o último ano (em virtude da pandemia COVID-19) expuseram a relevância de projetos como a plataforma RIC, que oferecem ferramentas desenvolvidas segundo critérios de grande rigor, funcionalidade e versatilidade, preciosas para o estudo da história das ideias políticas, sociais, culturais e artísticas em Portugal.