25 junho pelas 18:00 || Ordem dos Advogados, Salão Nobre
A Direção da Revista FACES DE EVA. ESTUDOS SOBRE A MULHER, e as coordenadoras do n.º 52, convidam para a apresentação, a realizar no próximo dia 25 junho pelas 18:00, na Ordem dos Advogados, Salão Nobre, conforme convite.
A revista Faces de Eva, Estudos sobre a Mulher orgulha-se de homenagear a jurista feminista Elina Guimarães. Precursora, em Portugal, do feminismo jurídico, integrou diversas organizações feministas nacionais e internacionais. Durante anos, publicou na imprensa a sua análise à legislação, expondo o sexismo que pautava o ordenamento jurídico português.
FACES DE EVA. ESTUDOS SOBRE A MULHER é uma equipa de investigação pluridisciplinar integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (CICS.NOVA) que, desde a fundação em 1999, publica uma revista científica (semestral) com o mesmo nome.

30 de abril | 15h | FCSH – Av. Berna | Apresentação n.º 50 Revista Faces de Eva
A revista científica Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher apresenta a sua 50.ª edição, a 30 de abril, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Este número celebra um ciclo de 25 de anos de incentivo à investigação, valorização, visibilização e divulgação dos Estudos sobre as Mulheres, de Género e Feministas, em Portugal e no mundo. Isabel Henriques de Jesus, Diretora, sublinha: “Auspiciosa coincidência esta de darmos à luz a revista 50 de Faces de Eva, quando festejamos os 50 anos do 25 de Abril. Apesar da avidez com que certas vozes saudosas pretendem voltar a domar as mulheres, a liberdade é coisa imensa e inalienável. Somos peritas em resistência e a revista Faces de Eva pode ser um dos seus símbolos”.
A sessão de apresentação, que terá lugar no auditório 1 da Torre B, na Av. de Berna, pelas 15h, contará com a apresentação da Nova Direção editorial, e com as reflexões de Isabel Henriques de Jesus, as coordenadoras do número 50, e a Fundadora e Primeira Diretora da Revista, Zília Osório de Castro, que no lançamento do 1º número, em 1999, afirmava tratar-se de uma publicação que se pretendia simultaneamente “alegre” e “séria”, “leve” e “profunda”, “variada” e “una”, “olhando o passado e projetando o futuro, com os olhos postos nas estrelas e os pés caminhando na terra dura das realidades”.
Assinam textos neste número Ana Aires e Castro; Ana Ribeiro; Ana Carolina Santos; Analisa DeGrave; Andresa Fresta Marques; Caynnã Santos; Daniel Alexandre dos Santos Morais; Isabel Henriques de Jesus; Margarida Queiroz; Manuel Abrantes; Manuel Lisboa; Maria Brites Rosa; Maria Caetano Vilalobos; Maria Manuela Vaz Marujo; Mariana Liz; Mónica Lopes; Regina Tavares da Silva; Rita Lúcio Martins; Teresa Melo; Virgínia Ferreira; Raquel Landeira; e Rita Mira.
A sessão é livre. Todas as pessoas, colaboradoras e amigas, são muito bem-vindas.
