Quem somos

Ana Cristina Oliveira

Ana Cristina OliveiraMembro investigador de Faces de Eva. Centro de Estudos sobre a Mulher do CICS.NOVA desde 2003. Professora de Inglês e Português do 3.º ciclo do ensino básico e secundário. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas Português/Inglês, fez pós-licenciatura no Ramo de Formação Educacional de Português-Inglês e adquiriu o grau de mestre em Estudos Anglo Portugueses na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A tese de mestrado foi publicada sob o título Continentes Negros em «She» e «The Story of An African Farm», tendo sido agraciada com o Prémio “Primeira Obra” do PEN Clube de Portugal. Colaborou no Feminae. Dicionário Contemporâneo.

Ana Ribeiro

Jurista, bolseira de investigação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, integrou a equipa de Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher, em 2017. No mestrado em Comunicação, Media e Justiça elaborou dissertação sobre as representações mediáticas das mulheres políticas. É doutoranda na primeira edição do Doutoramento em Estudos de Género (consórcio ISCSP, FDUNL, FCSH). Desenvolve tese sobre género, representação política e liderança, com incidência no Governo local, tema sobre o qual tem artigos publicados. Outras áreas de investigação incluem a violência de género e a violência doméstica, políticas públicas e Direitos Humanos das Mulheres. É cofundadora e membro da direção da associação FEM-Feministas em Movimento.

E-mail anaribeiro@campus.fcsh.unl.pt

Catarina Inverno

É doutoranda em Línguas, Literaturas e Culturas, mestre em Estudos Sobre as Mulheres – As Mulheres na Sociedade e na Cultura e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas na variante de Estudos Portugueses e Ingleses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde concluiu também o Ramo de Formação Educacional. Tem outras formações em áreas associadas, nomeadamente pela Universidade de Lisboa e pela Cambridge University. Integra os grupos de investigação Faces de Eva. Centros de Estudos sobre a Mulher do CICS.NOVA e IELT (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição), ambos da FCSH/UNL, como investigadora colaboradora. Tem publicado e participado em eventos culturais e académicos nacional e internacionalmente. Coordenou os números 25 e 30 da revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher. Tem promovido eventos nas áreas dos Estudos sobre as Mulheres, Literatura e Educação. Recebeu em 2011 o Prémio de Mérito de Melhor Mestre pela FSCH/NOVA.

E-mail profcatarinainverno@gmail.com

Cristina L. Duarte

Cristina DuarteDoutorada em Sociologia pela FCSH-UNL, em 2016, e investigadora da equipa Faces de Eva. Centro de Estudos sobre a Mulher do CICS.NOVA da FCSH/UNL desde 2005. Foi bolseira de investigação da FCT (2010-2014). Fez o curso de pós-graduação «Estudos sobre as mulheres – as mulheres na sociedade e na cultura» (2005). Entre 2010 e 2012, foi professora convidada (Sociologia e cultura da moda) do curso de Mestrado de Design Têxtil e de Vestuário da ESART/IPCB. Publicou Ana Salazar – Uma Biografia Ilustrada (Temas e Debates, Lisboa, 2002), 15 histórias de hábitos – criadores de moda em Portugal (Quimera, 2003), Moda (Quimera, «O Que É», 2004), Moda Portuguesa (CTT, Lisboa, 2006), Trajes Regionais: Gosto Popular, Cores e Formas (CTT, Lisboa,2007) e José António Tenente, Traços de União (Inapa, 2009).

E-mail cristina@aventurahumana.pt | Blogue A cidade das mulheres

Elisabeth Évora Nunes

Elisabeth Évora Nunes é licenciada em Arquitectura, pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, em Ciências Históricas, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e em Ciências Musicais, pela NOVA FCSH. Possui ainda o Curso de Pedagógicas, além de pós-graduações em Planeamento Regional e Urbano, na Universidade Técnica de Lisboa, e em História de Arte, na NOVA FCSH, após o que exerceu a docência, nesta Faculdade, como assistente-convidada. Possui também os Cursos Geral de Composição e Superiores de Canto de Concerto e de Canto Teatral, do Conservatório Nacional de Lisboa. Foi coralista do Coro Poliphonia e do Coro da Fundação Calouste Gulbenkian, durante 40 anos. Exerceu as funções de Arquitecta Urbanista, no ex-Ministério das Obras Públicas, e de Assessora Principal, no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Integra a equipa de Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher, desde a fundação em 1999.

Helena Pereira de Melo

Helena Pereira de Melo é licenciada, mestre, doutora e agregada em Direito, na especialidade de Direito Público. É autora de dez livros e de mais de cinquenta artigos publicados em livros e revistas nacionais e internacionais, na área do Direito da Igualdade Social e do Direito da Saúde e da Bioética. É Presidente da ABIO – Associação para o Estudo do Biodireito e membro da Direção da Associação Portuguesa de Bioética. Integra o Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida e as Comissões de Ética da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

Isabel Freire

Investigadora auxiliar no Projeto WOMASS – Mulheres e Associativismo em Portugal, 1914-1974, desenvolvido no ICS-ULisboa, coordenado por Anne Cova, e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/HAR-HIS/29376/2017). Doutorada em Sociologia (ICS-ULisboa) com a tese “A Intimidade afetiva e sexual na imprensa em Portugal (1968-1978)”. Publicou Amor e Sexo no Tempo de Salazar (Esfera dos Livros, 2010) e Fantasias Eróticas – Segredos das Mulheres Portuguesas (Esfera dos Livros, 2007). Co-autora do documentário Enxoval (Prémio Melhor Filme Português sobre Arte 2013, Festival Temps d’Images). Jornalista desde 2000, investigando preferencialmente a sexualidade e o género (Expresso, Público, Diário de Notícias, Grande Reportagem e Visão).

Isabel Henriques de Jesus

Licenciada em Psicologia e doutorada em Literatura Românica, especialidade de Literatura Portuguesa Moderna, desenvolveu a sua tese de doutoramento na área dos Estudos sobre as Mulheres, mantendo-se essa a sua área privilegiada de investigação. Professora reformada do Ensino Superior Público, é actualmente professora convidada no Mestrado em Estudos sobre as Mulheres. As Mulheres na Sociedade e na Cultura da NOVA.FCSH. Coordenadora-adjunta do projecto de investigação Mulheres Escritoras no Tempo da Ditadura Militar e do Estado Novo, subsidiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Este projecto de investigação está integrado na NOVAFCSH, é coordenado pelo IELT e associa o CICS.NOVA/FACES de EVA e o CRILUS (Paris-Nanterre). Membro associado do CRILUS/UR Études Romanes Paris/Nanterre. Dirige a equipa de investigação Faces de Eva, assim como a revista com o mesmo nome, desde 2013 (actualmente com Helena Pereira de Melo. Desde sempre, com Zília Osório de Castro, sua fundadora).

E-mail misabeljesus@fcsh.unl.pt

João Esteves

João EstevesProfessor do Quadro [1984-2016], João Esteves é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa [1983] e Mestre em História dos Séculos XIX e XX pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Nova Lisboa [1988]. Autor de vários trabalhos, comunicações e conferências sobre o associativismo pacifista, feminista, maçónico, republicano e antifascista das mulheres portuguesas na primeira metade do século XX. Publicou em livro: A Liga Republicana das Mulheres Portuguesas: uma organização política e feminista (1909-1919), 1992 [Prémio «Mulher Investigação Carolina Michaëlis de Vasconcelos – 1991»]; As Origens do Sufragismo Português, 1998 [Prémio «Mulher Investigação Carolina Michaëlis de Vasconcelos – 1998»]; Mulheres e Republicanismo (1908-1928), 2008; Ana de Castro Osório, 2014. Colaborou no Dicionário de Educadores Portugueses [dir. António Nóvoa], 2003; Dicionário no Feminino (Séculos XIX e XX) [dir. de João Esteves e de Zília Osório de Castro], 2005; Dicionário da História da I República e do Republicanismo, 2013-2014; Feminae. Dicionário Contemporâneo [dir. de João Esteves e de Zília Osório de Castro], 2013. Colaborou nas revistas: Leituras, da Biblioteca Nacional; Penélope; Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher; ex aequo; Revista eletrónica de História Constitucional. Comissário Científico da Exposição «Carolina Beatriz Ângelo – Intersecção dos sentidos. Palavras, Atos e Imagens», organizada pelo Museu da Guarda no âmbito das Comemorações do Centenário da República [2010] [Prémio Melhor Catálogo – Prémios APOM 2011]. Consultor Científico da Exposição «Percursos, Conquistas e Derrotas das Mulheres na 1.ª República», organizada na BMRR [2010].

E-mail jotaesteves@sapo.pt Blogue Silêncios e Memórias

Maria do Céu Borrêcho

Maria do Céu Borrêcho

Doutoranda em História Moderna na NOVA FCSH, mestre em História Cultural e Política pela mesma instituição e licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professora aposentada e investigadora do CHAM e do CICS.NOVA, integra a equipa de Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher, desde 1999. Atualmente é editora da revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher. Autora de artigos e capítulos de livros em diversas publicações, nomeadamente, Feminae – Dicionário ContemporâneoDicionário no Feminino (séculos XIX e XX)Percursos, Conquistas e Derrotas das Mulheres na Primeira República e Dicionário do Vintismo e Primeiro Cartismo (1821-1823), tem desenvolvido estudos no âmbito de História das Ideias Políticas e Culturais e de História das Mulheres.

E-mail mcborrecho@gmail.com

Maria do Rosário Barardo

 Licenciada em História e em Estudos Especializados em Informação Turística, com pós-graduação em História Medieval e do Renascimento, tendo sido mestranda na vertente de História de Arte. Diplomada em Etnologia Histórica do Mediterrâneo, UNL, e Direito do Ambiente e Economia Ecológica da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, do European University Institute (Florença) e Écoles des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris). Investigadora, com obra publicada, com incidência no Património Histórico-Cultural, Artístico e Etnológico. Integrou o ICOMOS – Internacional Council of Museums and Sites. Foi docente na Escola Superior de Turismo de Lisboa. É membro do Soroptimist International e do Grupo de Investigação Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher do CICS.NOVA – FCSH/UNL, como co-coordenadora de publicações e autora de vários artigos.

Email rosario.barardo@gmail.com

Maria José Remédios

Professora de Filosofia na Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, integra a equipa de Faces de Eva, Centro de Estudos sobre a Mulher,  CICS.NOVA, FCSH/UNL  desde 2005, tendo colaborado nas publicações aí produzidas, Dicionário no Feminino (séculos XIX e XX), Percursos, Conquistas e Derrotas das Mulheres na Primeira RepúblicaFeminae – Dicionário Contemporâneo e Roteiros Feministas (em parceria com a UMAR). Pertence ao Conselho redactorial da revista Faces de Eva. Estudos sobre a mulher, tendo aí publicado artigos.  Licenciada em Filosofia e Mestre em Ciências da Educação (Univ. Católica de Lisboa) e Doutoranda em Ciências da Educação, vertente História da Educação, realizou  inicialmente investigação e produziu artigos na área da Promoção da Educação para a Saúde em Contexto Escolar, passando a partir de 2004 a orientar a sua investigação para a área da História da Educação, nomeadamente as Mulheres e a Educação e está a desenvolver a sua tese de doutoramento em “As Mulheres e a Educação Secundária – avanços e recuos”.

E-mail mariajoseremedios@gmail.com

Mariana Rodrigues

Mariana de Oliveira Rodrigues, licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, em 2016. Na mesma instituição de ensino concluiu, em 2019, o mestrado em Direito, com especialização em Direito Público, onde teve oportunidade de defender a dissertação: “Possibilidade de reconhecimento legal do terceiro género em Portugal”. Em 2020 ingressou no doutoramento em “Estudos de Género” do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (“ISCSP”), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (“Nova FCSH”) e da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (“FDUNL”). Desde dezembro de 2019 que integra o grupo de investigação “Faces de Eva – Estudos sobre a mulher” na qualidade de investigadora colaboradora.

Natividade Monteiro

Natividade Monteiro

Investigadora na área da História das Mulheres e dos Feminismos. Tem participado em Congressos nacionais e internacionais e publicado artigos em revistas e livros, dos quais se destacam: ‘Falar de Paz em Tempo de Guerra. Feminismo, pacifismo e nacionalismo’, in Faces de Eva n.º 41, (2019); El cincuentenario de los Pactos Internacionales de Derechos Humanos (2018); Mulheres que falam de Mulheres (2017); Outras Vozes na República (2016); Mulheres na I República. Percursos, Conquistas e Derrotas (2011). Colaborou em Feminae. Dicionário Contemporâneo (2013) e publicou Memórias de Maria Veleda (2011) e Maria Veleda (1871-1955). Uma professora feminista, republicana e livre-pensadora, (2012). Prepara tese de doutoramento sobre a mobilização das mulheres portuguesas na I Guerra Mundial.

E-mail nati.monteiro@netcabo.pt

Rita Mira

Investigadora de Faces de Eva. Centro de Estudos sobre a Mulher do CICS.NOVA da FCSH/UNL. Doutoranda em Sociologia (FCSH/UNL), desenvolvendo investigação na área da construção social da intimidade. Mestre em Estudos sobre as Mulheres pela mesma instituição, licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa e pós-graduada em Gestão de Projetos em Parceria pelo ISCTE-IUL. Colaboradora numa ONG com intervenção na área dos Direitos Humanos das Mulheres e Crianças. No âmbito de Faces de Eva, coordenou, em 2013 e 2014, o projeto «Conversas à Volta…», fez parte da Comissão Organizadora das Jornadas Internacionais «Falar de Mulheres – 10 anos depois» e tem colaborado na equipa de redação da revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher.

E-mail mira.rita@gmail.com

Sandra Leandro

Sandra LeandroHistoriadora de Arte, Professora Auxiliar na Universidade de Évora, Investigadora integrada do IHA, FCSH, UNL e investigadora colaboradora desde o ano 2000 de Faces de Eva. Tem-se dedicado especialmente ao estudo da Pintura, Desenho Humorístico, Teoria e Crítica de Arte, Museologia, Mulheres Artistas em Portugal e Design. Das diversas publicações, mencionem-se em co-coordenação com Raquel Henriques da Silva – Mulheres pintoras em Portugal, 2013 e Mulheres Escultoras em Portugal, 2016. O seu livro Joaquim de Vasconcelos: historiador, crítico de arte e museólogo – Uma ópera, foi distinguido com o Prémio Grémio Literário, 2014. Tem no prelo a obra Artistas Plásticas em Portugal, 2020, coordenada a solo. Assina, desde 1998, o comissariado de diversas exposições.

E-mail sandraleandro7@gmail.com

Sara Torres

Investigadora da equipa Faces de Eva. Centro de Estudos sobre a Mulher do CICS.NOVA da FCSH/UNL desde 2019. Licenciada em Política Social pelo Instituto Superior Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, mestranda em Estudos sobre as Mulheres – A Mulher na Sociedade e na Cultura, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a concluir a dissertação de mestrado sobre a relação entre as políticas públicas de mobilidade e a igualdade de género. Na sua atividade profissional enquanto técnica de intervenção social desenvolveu projetos sobre a violência de género, os percursos migratórios e as práticas tradicionais nefastas, com especial enfoque na mutilação genital feminina e integra a equipa interdepartamental responsável pelo Plano Municipal para a Igualdade de Género de Cascais.

Contato Linkedin

Sofia Nunes

Sofia B. Nunes é licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e mestre em Administração Pública e Gestão pela University College London (UCL), tendo passado pela Comissão Económica para a Europa da Organização das Nações Unidas (UNECE) aonde trabalhou nas áreas de direitos humanos e igualdade. Atualmente, é doutoranda em Estudos de Género pelo consórcio entre o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP), a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH) e a Faculdade de Direito da Universidade NOVA de Lisboa (FDUNL). É membro de ‘Faces de Eva – Estudos sobre a mulher’ desde fevereiro de 2021.
E-mail sofiabnunes_@hotmail.com

Sofia Santos

Pós-doutoranda em Direito na FDUP e Professora Auxiliar na Faculdade de Direito da Univ. Lusíada Porto. Doutorada em Direito, especialização em Direito Internacional Público, pela Faculdade de Direito da Univ. de Saarland (Alemanha). Mestre em Direito Europeu e Direito Internacional Público pelo Europa-Institut, Univ. de Saarland. Licenciada em Estudos Europeus, Inglês/Alemão (FLUP). Foi Professora no Departamento de Ciência Política/RI da Faculdade de Ciências Sociais da Univ. Técnica de Kaiserslautern (Alemanha), na UAL, IUM, ISCPSI, FCSH e FDUNL. Auditora do Curso de Defesa Nacional, entre outros cursos, do IDN. Autora de publicações/comunicações em Direito Internacional Público e Europeu, Organizações Internacionais, Segurança, Defesa, Direito Constitucional, Direitos Humanos/Fundamentais.

Susana Cámara Marín

Doutoranda no Instituto de Investigaciones Feministas da Universidade Complutense de Madrid. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Complutense de Madrid em 2003 e licenciada em Psicologia pela Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), ambas em Espanha. Mestre em Estudos sobre as Mulheres na sociedade e na cultura pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desde 2006, tem centrado a sua actividade profissional na gestão de projectos nas áreas da cultura e das ciências sociais, concretamente nos estudos de género em Espanha, Cuba e Portugal. Actualmente, está envolvida em diferentes projectos de investigação na área de estudos de género com a Universidade de Sevilha e colabora com Faces de Eva. Centro de Estudos sobre a Mulher do CICS.NOVA da FCSH/UNL.

Zamira Assis

É Investigadora Integrada do CEDIS – Centro de Investigação e Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade da FD/UNL, Investigadora Colaboradora do CICS.Nova e membro de Faces de Eva. Centro de Estudos sobre a Mulher do CICS.NOVA da FCSH/UNL. Obteve certificado de Pós-Doutoramento pela FD/UNL na cadeira do Direito das Mulheres e da Igualdade Social sob supervisão da Professora Doutora Teresa Beleza (2016-2017), instituição onde lecionou como Professora Convidada (2016-2019). Concluiu o Doutoramento em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004-2009), Universidade na qual é Professora desde 1998. Tem atuação acadêmica e profissional em Direito da Família, Direito das Sucessões, Direito da Igualdade Social, de Género e do Enfrentamento da Violência contra as Mulheres.

Zília Osório de Castro

Zília Osório de CastroProfessora catedrática jubilada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O seu percurso académico ficou marcado desde o início pela História das Ideias Políticas (séculos XVIII e XIX), actualmente, pelos estudos sobre as mulheres. Nestes dois âmbitos, tem publicado diversos textos e participado em eventos científicos. Além disso, ocupou cargos administrativos, nomeadamente como subdirectora da FCSH/UNL, foi presidente de diversos órgãos académicos e coordenadora de equipas de investigação daquelas duas áreas. Membro fundador de Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher e primeira directora da revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher.

E-mail zoc@fcsh.unl.pt

Membros Honorários

Maria Reynolds de Souza

Regina Tavares da Silva