Alexandra Alves Luís
Licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE, Master in Business Communication & Public Relations pela European University, pós-graduada em E-Business pelo ISEG, em Estudos sobre as Mulheres. A Mulher na Sociedade e na Cultura pela FCSH/UNL e em Direito dos Estrangeiros e da Nacionalidade pela Universidade Nova, Lisboa. Formadora Certificada, incluindo de Docentes, em Igualdade de Género e Técnica Certificada no Atendimento a Vítimas, tem desenvolvido vários projetos de prevenção e apoio a raparigas e mulheres sobreviventes a diferentes formas de violência e discriminação, incluindo a MGF e os casamentos infantis, precoces e forçados. Pertence à equipa de Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher (CICS.NOVA) desde 2009, onde tem participado em diferentes iniciativas tendo co-coordenado os números 28 e 39 da revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher e participado no projeto de investigação «Mutilação Genital Feminina em Portugal: Prevalências, dinâmicas socioculturais e recomendações para a sua eliminação». Integrou o Grupo de Trabalho que elaborou o Livro Branco sobre Prevenção e Combate aos Casamentos Infantis Precoces e Forçados. Cofundadora da Associação Mulheres sem Fronteiras, é coautora dos documentários «partir do zero» e «A Tua Voz», realizados por Margarida Cardoso este último com atribuição de uma Menção Honrosa no prémio VidArte, na categoria de Documentário. É autora do livro «Mulheres Ciganas ~ Vidas que Inspiram».
Ana Cristina Oliveira

Membro investigador de Faces de Eva. Centro de Estudos sobre a Mulher do CICS.NOVA desde 2003. Professora de Inglês e Português do 3.º ciclo do ensino básico e secundário. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas Português/Inglês, fez pós-licenciatura no Ramo de Formação Educacional de Português-Inglês e adquiriu o grau de mestre em Estudos Anglo Portugueses na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A tese de mestrado foi publicada sob o título Continentes Negros em «She» e «The Story of An African Farm», tendo sido agraciada com o Prémio “Primeira Obra” do PEN Clube de Portugal. Colaborou no Feminae. Dicionário Contemporâneo.
Ana Lúcia Teixeira

Doutorada em Sociologia pela NOVA FCSH e mestre em Prospecção e Análise de Dados pelo ISCTE-IUL. É actualmente professora auxiliar do Departamento de Sociologia da NOVA FCSH, onde tem leccionado disciplinas nas áreas das metodologias, da análise de dados e dos estudos de género ao nível dos três ciclos de ensino. É investigadora integrada do CICS.NOVA (NOVA FCSH) e do Observatório Nacional de Violência e Género (ONVG), onde já participou em mais de quatro dezenas de projectos de investigação, maioritariamente na área dos estudos de género. Co-directora da Revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher, desde 2024.
E-mail analuciateixeira@fcsh.unl.pt | Orcid: 0000-0002-8086-2254
Ana Rosa Mota
Ana Ribeiro

Jurista, bolseira de investigação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, integrou a equipa Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher em 2017. No mestrado em Comunicação, Media e Justiça (FCSH e Nova School of Law) elaborou dissertação sobre as representações mediáticas das mulheres políticas. Outras áreas de investigação incluem a violência contra as mulheres, Direitos Humanos das Mulheres, biografias de Feministas. É cofundadora e membro da direção da associação FEM-Feministas em Movimento. Doutoranda na primeira edição do Doutoramento em Estudos de Género (consórcio ISCSP, FCSH, Nova School of Law), desenvolve tese sobre a representação política das mulheres presidentes de Câmara, tema sobre o qual tem artigos publicados.
E-mail anaribeiro@campus.fcsh.unl.pt | Orcid: 0000-0003-4986-0493
Catarina Inverno
É doutoranda em Línguas, Literaturas e Culturas, mestre em Estudos Sobre as Mulheres – As Mulheres na Sociedade e na Cultura e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas na variante de Estudos Portugueses e Ingleses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde concluiu também o Ramo de Formação Educacional. Tem outras formações em áreas associadas, nomeadamente pela Universidade de Lisboa e pela Cambridge University. Integra os grupos de investigação Faces de Eva. Centros de Estudos sobre a Mulher do CICS.NOVA e IELT (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição), ambos da FCSH/UNL, como investigadora colaboradora. Tem publicado e participado em eventos culturais e académicos nacional e internacionalmente. Coordenou os números 25 e 30 da revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher. Tem promovido eventos nas áreas dos Estudos sobre as Mulheres, Literatura e Educação. Recebeu em 2011 o Prémio de Mérito de Melhor Mestre pela FSCH/NOVA.
E-mail profcatarinainverno@gmail.com
Clara Macedo Cabral

A viver em Londres há quase 20 anos, tem encontrado nessa encruzilhada de culturas a fonte para a sua escrita. Depois do seu livro de estreia “Há Raposas no Parque”(QuidNovi,2009) nomeado para o Prémio Talento, na categoria de Literatura (Julho de 2010), publicou “O Inverno das Raposas” (Orfeu, 2011), “Lisbon Story” (Principia, 2013) e “O Último Rei de Portugal e a Maggs” (Fundação da Casa de Bragança, 2015). “A Inglesa e o Marialva: um amor na arena” (Casa das Letras, LeYa, 2018) seu primeiro romance, baseia-se na vida real de uma inglesa no Portugal dos anos 60 e integra o Plano Nacional de Leitura. Durante os dias da pandemia surgiu “Diário da Bela Vista” (Junta de Freguesia da Estrela, 2020), relato da sua experiência familiar repartida entre Lisboa e Londres. O seu trabalho mais recente “Enterrem-me na Vertical. Dr Cabaninhas — uma vida pela liberdade” (Caminho, LeYa, 2024) é a biografia romanceada da vida do seu avô, da sua avó e da sua família materna. É licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa e Mestre em Literatura Comparada pela Universidade Nova de Lisboa, cronista e correspondente em Londres do Observador. Júri do Prémio Literário Maria da Nóbrega, instituído pela Câmara Municipal da Mealhada, em homenagem à sua familiar e atribuído pela primeira vez em 2024.
Email: claramacedocabralboeder@gmail.com
Cristiane Silva Kaitel
Cristina L. Duarte

Doutorada em Sociologia pela FCSH-UNL, em 2016. É investigadora integrada do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da NOVA (CICS.NOVA). Desde 2005 que faz parte da equipa de Faces de Eva, do CICS.NOVA, fazendo igualmente parte da redacção da revista Faces de Eva. Foi bolseira de investigação da FCT (2010-2014). Fez o curso de pós-graduação «Estudos sobre as mulheres – as mulheres na sociedade e na cultura» (2005). Entre 2010 e 2012, e em 2017/18 foi professora contratada do curso de Mestrado de Design Têxtil e de Vestuário da ESART/IPCB. Foi professora convidada da Escola Superior de Artes e Design (ESAD Matosinhos), entre 2017 e 2020.
É autora de Moda e feminismos, O género como espartilho (Temas e Debates, 2017). Anteriormente, publicou Ana Salazar – Uma Biografia Ilustrada (Temas e Debates, Lisboa, 2002), 15 histórias de hábitos – criadores de moda em Portugal (Quimera, 2003), Moda (Quimera, «O Que É», 2004), Moda Portuguesa (CTT, Lisboa, 2006), Trajes Regionais: Gosto Popular, Cores e Formas (CTT, Lisboa,2007) e José António Tenente, Traços de União (Inapa, 2009).
E-mail lduarte.cduarte@gmail.com
Elisabeth Évora Nunes

Elisabeth Évora Nunes é licenciada em Arquitectura, pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, em Ciências Históricas, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e em Ciências Musicais, pela NOVA FCSH. Possui ainda o Curso de Pedagógicas, além de pós-graduações em Planeamento Regional e Urbano, na Universidade Técnica de Lisboa, e em História de Arte, na NOVA FCSH, após o que exerceu a docência, nesta Faculdade, como assistente-convidada. Possui também os Cursos Geral de Composição e Superiores de Canto de Concerto e de Canto Teatral, do Conservatório Nacional de Lisboa. Foi coralista do Coro Poliphonia e do Coro da Fundação Calouste Gulbenkian, durante 40 anos. Exerceu as funções de Arquitecta Urbanista, no ex-Ministério das Obras Públicas, e de Assessora Principal, no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Integra a equipa de Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher, desde a fundação em 1999.
Helena Pereira de Melo

Helena Pereira de Melo é licenciada, mestre, doutora e agregada em Direito, na especialidade de Direito Público. É autora de dez livros e de mais de cinquenta artigos publicados em livros e revistas nacionais e internacionais, na área do Direito da Igualdade Social e do Direito da Saúde e da Bioética. É Presidente da ABIO – Associação para o Estudo do Biodireito e membro da Direção da Associação Portuguesa de Bioética. Integra o Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida e as Comissões de Ética da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.
Orcid: 0000-0002-0660-4652
Isabel Marçano

Socióloga e Antropóloga. Doutorada em Ciências Sociais (Sociologia do Conhecimento, da Cultura e da Educação) e Mestre em Antropologia Social e Cultural pela Universidade Nova de Lisboa. Certificada na primeira Pós-Graduação do Sono em Psicologia da Universidade Católica de Lisboa, é adepta da multidisciplinaridade e de projetos de investigação-ação que unam Academia e Comunidades. Experiência em investigação e docência universitária desde os anos ‘90 do século XX. Embaixadora da metodologia “Me & You – North & South”, promove o coach com métodos ativos no processo de desenvolvimento pessoal e análise crítica de valores, estereótipos e questões de género. Publicou os livros “Filhos de Engano: Amor, Sexualidade e Grupos Sociais no Alentejo” (2013, 2015) e “Amantes do Sr. Trabalho: Desemprego(s) em Portugal” (2015) e mais de 30 artigos. Foi comentadora de programas de rádio e televisão em Portugal. Interesses mais recentes: mulheres, saúde e ambiente; mulheres, migrações e trabalho.
E-mail: marcano.isabel@gmail.com | Orcid: 0000-0002-4516-5365
Isabel Ventura
É investigadora do CEMRI/UAb e docente convidada da ESELx/IPL e da Faculdade de Direito da UCP. É doutorada em Sociologia (UMinho) e Mestre em Estudos sobre as Mulheres (UAb). Os seus interesses de investigação centram-se na violência e desigualdades de género, em particular na violência sexual e na sua construção jurídica, a partir de uma análise sociojurídica. Foi distinguida com o Prémio APAV Investigação 2016 e com o Prémio Maria Lamas 2018, pela sua tese de doutoramento. Tem trabalhado, enquanto perita, com instituições como o Conselho da Europa e a Comissão Europeia. Entre outros, é autora do livro Medusa no Palácio da Justiça ou Uma História da Violação Sexual e de As Primeiras Mulheres Repórteres: Portugal, décadas 60 e 70, ambos publicados pela Tinta-da-China. É membro da APEM – Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres e cofundadora da Associação Mulheres Sem Fronteiras.
Isabel.ventura.pt@gmail.com | ORCID 0000-0001-5517-6319 | CIENCIA F915-97A8-61B7
João Esteves

Professor do Quadro [1984-2016], João Esteves é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa [1983] e Mestre em História dos Séculos XIX e XX pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Nova Lisboa [1988]. Autor de vários trabalhos, comunicações e conferências sobre o associativismo pacifista, feminista, maçónico, republicano e antifascista das mulheres portuguesas na primeira metade do século XX. Publicou em livro: A Liga Republicana das Mulheres Portuguesas: uma organização política e feminista (1909-1919), 1992 [Prémio «Mulher Investigação Carolina Michaëlis de Vasconcelos – 1991»]; As Origens do Sufragismo Português, 1998 [Prémio «Mulher Investigação Carolina Michaëlis de Vasconcelos – 1998»]; Mulheres e Republicanismo (1908-1928), 2008; Ana de Castro Osório, 2014. Colaborou no Dicionário de Educadores Portugueses [dir. António Nóvoa], 2003; Dicionário no Feminino (Séculos XIX e XX) [dir. de João Esteves e de Zília Osório de Castro], 2005; Dicionário da História da I República e do Republicanismo, 2013-2014; Feminae. Dicionário Contemporâneo [dir. de João Esteves e de Zília Osório de Castro], 2013. Colaborou nas revistas: Leituras, da Biblioteca Nacional; Penélope; Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher; ex aequo; Revista eletrónica de História Constitucional. Comissário Científico da Exposição «Carolina Beatriz Ângelo – Intersecção dos sentidos. Palavras, Atos e Imagens», organizada pelo Museu da Guarda no âmbito das Comemorações do Centenário da República [2010] [Prémio Melhor Catálogo – Prémios APOM 2011]. Consultor Científico da Exposição «Percursos, Conquistas e Derrotas das Mulheres na 1.ª República», organizada na BMRR [2010].
E-mail jotaesteves@sapo.pt | Blogue Silêncios e Memórias
Maria do Céu Borrêcho

Doutorada em História Moderna, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, com a tese “ O campo da cultura no tempo de D. Maria I (1777-1792): Intelectuais, sociabilidades e Corte, entre continuidades e ruturas”. É investigadora integrada do CHAM – Centro de Humanidades, FCSH/NOVA-UAÇ. Autora de artigos, verbetes de dicionários e capítulos de livros, os seus interesses de investigação centram-se na História Moderna (séc. XVIII), em particular nas mentalidades, nas ideias, nos espaços de cultura e nos agentes culturais. Além da docência, exerceu também funções de coordenação e de gestão.
Orcid: 0000-0001-9388-093X
Maria do Rosário Barardo

Licenciada em História e em Estudos Especializados em Informação Turística, com pós-graduação em História Medieval e do Renascimento, tendo sido mestranda na vertente de História de Arte. Diplomada em Etnologia Histórica do Mediterrâneo, UNL, e Direito do Ambiente e Economia Ecológica da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, do European University Institute (Florença) e Écoles des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris). Investigadora, com obra publicada, com incidência no Património Histórico-Cultural, Artístico e Etnológico. Integrou o ICOMOS – Internacional Council of Museums and Sites. Foi docente na Escola Superior de Turismo de Lisboa. É membro do Soroptimist International e do Grupo de Investigação Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher do CICS.NOVA – FCSH/UNL, como co-coordenadora de publicações e autora de vários artigos.
Email rosario.barardo@gmail.com
Maria José Remédios
Professora de Filosofia na Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, integra a equipa de Faces de Eva, Centro de Estudos sobre a Mulher, CICS.NOVA, FCSH/UNL desde 2005, tendo colaborado nas publicações aí produzidas, Dicionário no Feminino (séculos XIX e XX), Percursos, Conquistas e Derrotas das Mulheres na Primeira República, Feminae – Dicionário Contemporâneo e Roteiros Feministas (em parceria com a UMAR). Pertence ao Conselho redactorial da revista Faces de Eva. Estudos sobre a mulher, tendo aí publicado artigos. Licenciada em Filosofia e Mestre em Ciências da Educação (Univ. Católica de Lisboa) e Doutoranda em Ciências da Educação, vertente História da Educação, realizou inicialmente investigação e produziu artigos na área da Promoção da Educação para a Saúde em Contexto Escolar, passando a partir de 2004 a orientar a sua investigação para a área da História da Educação, nomeadamente as Mulheres e a Educação e está a desenvolver a sua tese de doutoramento em “As Mulheres e a Educação Secundária – avanços e recuos”.
E-mail mariajoseremedios@gmail.com
Maria Luísa Moreira
Mariana de Oliveira Rodrigues

Doutoranda em Estudos de Género no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP/UL), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL) e Nova School of Law da Universidade Nova de Lisboa, com bolsa de investigação atribuída pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG) do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-UL) (2020-presente). Pós-graduada em “Direito da Igualdade” pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2021). Mestre em Direito, com especialização em Direito Público (2016-2019) com a defesa da dissertação “Possibilidade de reconhecimento legal do terceiro género em Portugal”, da Nova School of Law, da Universidade Nova de Lisboa. Licenciada em Direito pela Nova School of Law, da Universidade Nova de Lisboa (2012-2016).
Natividade Monteiro

Doutorada em História Contemporânea, com a Tese A Mobilização das Mulheres Portuguesas durante a Grande Guerra (1914-1918), Mestre em Estudos sobre as Mulheres, com a Dissertação Maria Veleda (1871-1955) – Uma professora feminista, republicana e livre-pensadora’, publicada em 2012, e Licenciada em História. Tem participado em Congressos nacionais e internacionais e publicado artigos em revistas e livros, dos quais se destacam: ‘Associações de Mulheres fundadas durante a I Guerra Mundial’, Mulheres e Associativismo em Portugal, 1914-1974’, (2022); ‘Falar de Paz em Tempo de Guerra. Feminismo, pacifismo e nacionalismo’, Faces de Eva n.º 41, (2019); ‘As mulheres portuguesas na humanização da guerra’, El cincuentenario de los Pactos Internacionales de Derechos Humanos (2018); ‘Associativismo Feminino nacionalista e patriótico na I Guerra Mundial’, Outras Vozes na República (2016); ‘Mulheres Portuguesas em tempo de guerra – 1914-1918, Leituras da Grande Guerra (2016), ‘A Cruzada das Mulheres Portuguesas e a assistência aos feridos e mutilados’, Catálogos Biblioteca Nacional (2016); ‘Associativismo feminino, um laboratório de cidadania. 1906-1928’, Percursos feministas. Desafiar os tempos (2015). Colaborou em Feminae. Dicionário Contemporâneo (2013) e publicou Maria Veleda (2004 e 2013, 2.ª ed.) e Memórias de Maria Veleda (2011). Co-coordenou os livros Mulheres na I República. Percursos, Conquistas e Derrotas (2011); Falar de Mulheres. Percursos e Desafios Latino-Americanos (2021) e Mulheres e Associativismo em Portugal, 1914-1974 (2022). É co-directora da equipa e da Revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher, desde 2024.
E-mail nati.monteiro@netcabo.pt | Orcid: 0000-0002-7944-8363
Rita Mira
Investigadora de Faces de Eva. Centro de Estudos sobre a Mulher do CICS.NOVA da FCSH/UNL. Doutoranda em Sociologia (FCSH/UNL), desenvolvendo investigação na área da construção social da intimidade. Mestre em Estudos sobre as Mulheres pela mesma instituição, licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa e pós-graduada em Gestão de Projetos em Parceria pelo ISCTE-IUL. Colaboradora numa ONG com intervenção na área dos Direitos Humanos das Mulheres e Crianças. No âmbito de Faces de Eva, coordenou, em 2013 e 2014, o projeto «Conversas à Volta…», fez parte da Comissão Organizadora das Jornadas Internacionais «Falar de Mulheres – 10 anos depois» e tem colaborado na equipa de redação da revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher.
E-mail mira.rita@gmail.com
Sandra Leandro

Historiadora de Arte, Professora Auxiliar na Universidade de Évora, Investigadora integrada do IHA, FCSH, UNL e investigadora colaboradora desde o ano 2000 de Faces de Eva. Tem-se dedicado especialmente ao estudo da Pintura, Desenho Humorístico, Teoria e Crítica de Arte, Museologia, Mulheres Artistas em Portugal e Design. Das diversas publicações, mencionem-se em co-coordenação com Raquel Henriques da Silva – Mulheres pintoras em Portugal, 2013 e Mulheres Escultoras em Portugal, 2016. O seu livro Joaquim de Vasconcelos: historiador, crítico de arte e museólogo – Uma ópera, foi distinguido com o Prémio Grémio Literário, 2014. Tem no prelo a obra Artistas Plásticas em Portugal, 2020, coordenada a solo. Assina, desde 1998, o comissariado de diversas exposições.
E-mail sandraleandro7@gmail.com
Sara Torres

Investigadora da equipa Faces de Eva. Centro de Estudos sobre a Mulher do CICS.NOVA da FCSH/UNL desde 2019. Licenciada em Política Social pelo Instituto Superior Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, mestranda em Estudos sobre as Mulheres – A Mulher na Sociedade e na Cultura, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a concluir a dissertação de mestrado sobre a relação entre as políticas públicas de mobilidade e a igualdade de género. Na sua atividade profissional enquanto técnica de intervenção social desenvolveu projetos sobre a violência de género, os percursos migratórios e as práticas tradicionais nefastas, com especial enfoque na mutilação genital feminina e integra a equipa interdepartamental responsável pelo Plano Municipal para a Igualdade de Género de Cascais.
Contato Linkedin | Orcid: 000-0001-5521-1006
Sofia Nunes

Sofia B. Nunes é licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e mestre em Administração Pública e Gestão pela University College London (UCL), tendo passado pela Comissão Económica para a Europa da Organização das Nações Unidas (UNECE) aonde trabalhou nas áreas de direitos humanos e igualdade. Atualmente, é doutoranda em Estudos de Género pelo consórcio entre o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP), a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH) e a Faculdade de Direito da Universidade NOVA de Lisboa (FDUNL). É membro de ‘Faces de Eva – Estudos sobre a mulher’ desde fevereiro de 2021.
E-mail sofiabnunes_@hotmail.com
Sofia Santos

Pós-doutoranda em Direito na FDUP e Professora Auxiliar na Faculdade de Direito da Univ. Lusíada Porto. Doutorada em Direito, especialização em Direito Internacional Público, pela Faculdade de Direito da Univ. de Saarland (Alemanha). Mestre em Direito Europeu e Direito Internacional Público pelo Europa-Institut, Univ. de Saarland. Licenciada em Estudos Europeus, Inglês/Alemão (FLUP). Foi Professora no Departamento de Ciência Política/RI da Faculdade de Ciências Sociais da Univ. Técnica de Kaiserslautern (Alemanha), na UAL, IUM, ISCPSI, FCSH e FDUNL. Auditora do Curso de Defesa Nacional, entre outros cursos, do IDN. Autora de publicações/comunicações em Direito Internacional Público e Europeu, Organizações Internacionais, Segurança, Defesa, Direito Constitucional, Direitos Humanos/Fundamentais.
Zamira Assis

É Investigadora Integrada do CEDIS – Centro de Investigação e Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade da FD/UNL, Investigadora Colaboradora do CICS.Nova e membro de Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher do CICS.NOVA da FCSH/UNL. Obteve certificado de Pós-Doutoramento pela FD/UNL na cadeira do Direito das Mulheres e da Igualdade Social sob supervisão da Professora Doutora Teresa Beleza (2016-2017), instituição onde lecionou como Professora Convidada (2016-2019). Concluiu o Doutoramento em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004-2009), Universidade na qual é Professora desde 1998. É professora no Mestrado de Estudos sobre as Mulheres. As Mulheres na Sociedade e na Cultura, na cadeira O Tempo das Mulheres. Áreas de atuação acadêmica e profissional: Direito da Família, Direito das Sucessões, Direito das Mulheres, Igualdade Social e Género.
Orcid: 0000-0001-9471-7560
Zília Osório de Castro

Professora catedrática jubilada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O seu percurso académico ficou marcado desde o início pela História das Ideias Políticas (séculos XVIII e XIX), actualmente, pelos estudos sobre as mulheres. Nestes dois âmbitos, tem publicado diversos textos e participado em eventos científicos. Além disso, ocupou cargos administrativos, nomeadamente como subdirectora da FCSH/UNL, foi presidente de diversos órgãos académicos e coordenadora de equipas de investigação daquelas duas áreas. Membro fundador de Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher e primeira directora da revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher.
E-mail zoc@fcsh.unl.pt
Membros Honorários
Maria Regina Tavares da Silva

Licenciada (U. Lisboa) e com pós-graduação (U. Cambridge) na área de línguas e literatura, prosseguiu carreira na área da Igualdade de Género a nível nacional e internacional. Foi presidente da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (Portugal), do Comité Director para a Igualdade de Mulheres e Homens do Conselho da Europa e do Comité Consultivo para a Igualdade de Oportunidades da Comissão Europeia. Foi membro do CEDAW (Comité para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres) das Nações Unidas, do Comité Consultivo da Convenção Quadro para Protecção das Minorias Nacionais do Conselho da Europa e do Forum de Peritos do EIGE (Instituto Europeu para a Igualdade de Género). Realizou estudos e missões para Nações Unidas (DAW, OHCHR, UNECE, UNICEF, UNIFEM), Conselho da Europa, Comissão Europeia e OSCE. Esteve ligada à introdução do conceito de Estudos sobre as Mulheres em Portugal no início da década de 80 e tem prosseguido investigação nas áreas de feminismo e feministas em Portugal, mulheres e publicidade, mulheres na época da expansão, mecanismos nacionais para a igualdade, mulheres e direitos humanos e mulheres e tomada de decisão. Foi-lhe atribuída Comenda da Ordem de Mérito em 1995 e Medalha de Ouro dos Direitos Humanos da Assembleia da República em 2014. Distinguida em 2012 pelo EIGE no âmbito do Projecto “Women inspiring Europe”.