Dicionário no Feminino (séculos XIX-XX)

CapaNo âmbito do Protocolo celebrado entre a Comissão para a Igualdade e para os Direitos da Mulher e a Fundação para a Ciência e Tecnologia, o Grupo de Investigação As Faces de Eva desenvolveu a elaboração de um Dicionário no Feminino (séculos XIX-XX).

Através dele, pretende-se procurar colmatar a inexistência de instrumentos metodológicos na área dos Estudos sobre as Mulheres em Portugal e promover condições para uma melhor percepção do que foi o trajecto empenhado de mulheres e instituições, de diferentes épocas e meios, para transformarem a sua condição legal, social, política, económica, cultural e familiar na sociedade portuguesa.

Entendido em sentido lato, o Dicionário no Feminino pretende abarcar a imprensa feminina, instituições, organizações de mulheres e nomes de épocas diferentes, com sensibilidades e protagonismos antagónicos. Procura também expor as activistas da causa feminina e feminista da 1.ª metade do século XX, englobando centenas de nomes, a maior parte dos quais só agora começam a ser identificados e objecto de estudo.

O projecto em causa baseia-se no tratamento exaustivo da imprensa feminina e na pesquisa e recolha de documentação e notícias em função de um questionário previamente construído. Nem todas as entradas terão a mesma dimensão e profundidade, variando o desenvolvimento e pormenorização segundo a importância e material recolhido.

 

Ficha técnica

Direcção

Zília Osório de Castro

João Esteves

 

Coordenação

António Ferreira de Sousa

Ilda Soares de Abreu

Maria Emília Stone

 

Editora

Livros Horizonte

 

Ano

2005

 

ISBN

9789722413688