Quem somos

Ana Cristina Oliveira

Ana Cristina OliveiraMembro investigador de Faces de Eva. Centro de Estudos sobre a Mulher do CICS.NOVA desde 2003. Professora de Inglês e Português do 3.º ciclo do ensino básico e secundário. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas Português/Inglês, fez pós-licenciatura no Ramo de Formação Educacional de Português-Inglês e adquiriu o grau de mestre em Estudos Anglo Portugueses na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A tese de mestrado foi publicada sob o título Continentes Negros em «She» e «The Story of An African Farm», tendo sido agraciada com o Prémio “Primeira Obra” do PEN Clube de Portugal. Colaborou no Feminae. Dicionário Contemporâneo.

 

Catarina Inverno

É doutoranda em Línguas, Literaturas e Culturas, mestre em Estudos Sobre as Mulheres – As Mulheres na Sociedade e na Cultura e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas na variante de Estudos Portugueses e Ingleses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde concluiu também o Ramo de Formação Educacional. Tem outras formações em áreas associadas, nomeadamente pela Universidade de Lisboa e pela Cambridge University. Integra os grupos de investigação Faces de Eva. Centros de Estudos sobre a Mulher do CICS.NOVA e IELT (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição), ambos da FCSH/UNL, como investigadora colaboradora. Tem publicado e participado em eventos culturais e académicos nacional e internacionalmente. Coordenou os números 25 e 30 da revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher. Tem promovido eventos nas áreas dos Estudos sobre as Mulheres, Literatura e Educação. Recebeu em 2011 o Prémio de Mérito de Melhor Mestre pela FSCH/NOVA.

E-mail: profcatarinainverno@gmail.com

 

Cristina L. Duarte

Cristina DuarteDoutorada em Sociologia pela FCSH-UNL, em 2016, e investigadora da equipa Faces de Eva. Centro de Estudos sobre a Mulher do CICS.NOVA da FCSH/UNL desde 2005. Foi bolseira de investigação da FCT (2010-2014). Fez o curso de pós-graduação «Estudos sobre as mulheres – as mulheres na sociedade e na cultura» (2005). Entre 2010 e 2012, foi professora convidada (Sociologia e cultura da moda) do curso de Mestrado de Design Têxtil e de Vestuário da ESART/IPCB. Publicou Ana Salazar – Uma Biografia Ilustrada (Temas e Debates, Lisboa, 2002), 15 histórias de hábitos – criadores de moda em Portugal (Quimera, 2003), Moda (Quimera, «O Que É», 2004), Moda Portuguesa (CTT, Lisboa, 2006), Trajes Regionais: Gosto Popular, Cores e Formas (CTT, Lisboa,2007) e José António Tenente, Traços de União (Inapa, 2009).

E-mail: cristina@aventurahumana.pt

Blogue: A cidade das mulheres

 

Eva-Maria von Kemnitz

Eva-Maria Von KemnitzDoutorada (2006) em História e Teoria das Ideias pela Universidade Nova de Lisboa com uma tese intitulada «O Orientalismo em Portugal no contexto europeu e no das relações luso-magrebinas (sécs. XVIII e XIX)». Docente de vários cursos de pós-graduação e de Mestrado no âmbito de Estudos Orientais e Estudos sobre Mulheres do Mundo Árabe-Islâmico. Coordenadora do Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica Portuguesa (2012-2014) e, actualmente, coordenadora do projecto Dicionário dos Orientalistas de Língua Portuguesa. Interesses de investigação: Orientalismo; relações culturais entre a Europa e o Mundo Islâmico, em especial com o Magrebe e com a Turquia Otomana; problemática do género nas sociedades árabo-Islâmicas; pensamento político do Islão; património e artes Islâmicas.

E-mail eva.maria@gepac.gov.PT

 

Isabel Henriques de Jesus

Isabel Henriques de JesusLicenciada em Psicologia e doutorada em Literatura Românica, especialidade de Literatura Portuguesa Moderna, desenvolveu a sua tese de doutoramento na área dos Estudos sobre as Mulheres, mantendo-se essa a sua área privilegiada de investigação. Lecciona no Mestrado de Estudos sobre as Mulheres na FCSH/UNL e é membro de Faces de Eva. Centro de Estudos sobre a Mulher do CICS.NOVA da FCSH/UNL desde 2006. Co-coordenou o número 21 da revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher, da qual é co-directora desde 2013. Professora aposentada do Instituto Politécnico de Setúbal desde 2017, tendo aí desenvolvido uma vasta gama de actividades de docência e de gestão, donde se destacam a coordenação da Profissionalização em Serviço, a coordenação da Licenciatura em Educação Básica e, ainda, a coordenação do Departamento de Ciências da Educação, assim como foi membro do Conselho Científico.

E-mail: isabjesus@sapo.pt

 

João Esteves

João EstevesProfessor do Quadro [1984-2016], João Esteves é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa [1983] e Mestre em História dos Séculos XIX e XX pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Nova Lisboa [1988]. Autor de vários trabalhos, comunicações e conferências sobre o associativismo pacifista, feminista, maçónico, republicano e antifascista das mulheres portuguesas na primeira metade do século XX. Publicou em livro: A Liga Republicana das Mulheres Portuguesas: uma organização política e feminista (1909-1919), 1992 [Prémio «Mulher Investigação Carolina Michaëlis de Vasconcelos – 1991»]; As Origens do Sufragismo Português, 1998 [Prémio «Mulher Investigação Carolina Michaëlis de Vasconcelos – 1998»]; Mulheres e Republicanismo (1908-1928), 2008; Ana de Castro Osório, 2014. Colaborou no Dicionário de Educadores Portugueses [dir. António Nóvoa], 2003; Dicionário no Feminino (Séculos XIX e XX) [dir. de João Esteves e de Zília Osório de Castro], 2005; Dicionário da História da I República e do Republicanismo, 2013-2014; Feminae. Dicionário Contemporâneo [dir. de João Esteves e de Zília Osório de Castro], 2013. Colaborou nas revistas: Leituras, da Biblioteca Nacional; Penélope; Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher; ex aequo; Revista eletrónica de História Constitucional [http://www.historiaconstitucional.com/index.php/historiaconstitucional]. Comissário Científico da Exposição «Carolina Beatriz Ângelo – Intersecção dos sentidos. Palavras, Atos e Imagens», organizada pelo Museu da Guarda no âmbito das Comemorações do Centenário da República [2010] [Prémio Melhor Catálogo – Prémios APOM 2011]. Consultor Científico da Exposição «Percursos, Conquistas e Derrotas das Mulheres na 1.ª República», organizada na BMRR [2010].

E-mail: jotaesteves@sapo.pt

Blogue: Silêncios e Memórias

 

Maria do Céu Borrêcho

Maria do Céu Borrêcho

Doutoranda em História Moderna na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL), mestre em História Cultural e Política pela mesma instituição, com uma tese sobre “A Formação de D. Maria I”, e licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professora aposentada e investigadora de Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) da FCSH/UNL, desde 1999, é também secretária de edição da revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher. Autora de artigos em várias publicações, nomeadamente, Feminae – Dicionário ContemporâneoDicionário no Feminino (séculos XIX e XX)Percursos, Conquistas e Derrotas das Mulheres na Primeira República e Dicionário do Vintismo e Primeiro Cartismo (1821-1823), tem desenvolvido estudos nas áreas de História das Ideias Políticas e Culturais e de História das Mulheres.

Maria José Remédios

Professora de Filosofia na Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, integra a equipa de Faces de Eva, Centro de Estudos sobre a Mulher,  CICS.NOVA, FCSH/UNL  desde 2005, tendo colaborado nas publicações aí produzidas, Dicionário no Feminino (séculos XIX e XX), Percursos, Conquistas e Derrotas das Mulheres na Primeira RepúblicaFeminae – Dicionário Contemporâneo e Roteiros Feministas (em parceria com a UMAR). Pertence ao Conselho redactorial da revista Faces de Eva. Estudos sobre a mulher, tendo aí publicado artigos.  Licenciada em Filosofia e Mestre em Ciências da Educação (Univ. Católica de Lisboa) e Doutoranda em Ciências da Educação, vertente História da Educação, realizou  inicialmente investigação e produziu artigos na área da Promoção da Educação para a Saúde em Contexto Escolar, passando a partir de 2004 a orientar a sua investigação para a área da História da Educação, nomeadamente as Mulheres e a Educação e está a desenvolver a sua tese de doutoramento em “As Mulheres e a Educação Secundária – avanços e recuos”.

Email: mariajoseremedios@gmail.com

 

Natividade Monteiro

Natividade MonteiroDoutoranda em História Contemporânea na FCSH/UNL, mestre em Estudos sobre as Mulheres na Universidade Aberta e licenciada em História na FL-UL. Professora de História e investigadora do IHC-FCSH/UNL, Faces de Eva – CICS.NOVA e CEMRI-U.Ab. Faz parte da direcção da revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher, do CICS.NOVA. Publicou os livros Maria Veleda (2004) (2014). Lisboa. CIG; Memórias de Maria Veleda. Feminista republicana, escritora e conferencista (2011). Leiria. Imagens & Letras; Maria Veleda (1871-1955) – Uma professora feminista, republicana e livre-pensadora (2013). Olhão. Gente Singular. Coordenou, em colaboração, o livro Mulheres na I República. Percursos, Conquistas e Derrotas (2011). Lisboa. Colibri, no qual participou na Introdução e no artigo «Pela Pátria e pela República. As Mulheres Republicanas na I Guerra Mundial». Coordenou exposições, cursos livres, ciclos de conferências, encontros e tertúlias sobre História das Mulheres. Tem publicado artigos em livros e revistas sobre o associativismo feminino e o movimento do feminismo republicano, com destaque para a mobilização, activismo e participação pública das mulheres durante a Grande Guerra.

E-mail: nati.monteiro@netcabo.pt

 

 

Rita Mira

Investigadora de Faces de Eva. Centro de Estudos sobre a Mulher do CICS.NOVA da FCSH/UNL. Doutoranda em Sociologia (FCSH/UNL), desenvolvendo investigação na área da construção social da intimidade. Mestre em Estudos sobre as Mulheres pela mesma instituição, licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa e pós-graduada em Gestão de Projetos em Parceria pelo ISCTE-IUL. Colaboradora numa ONG com intervenção na área dos Direitos Humanos das Mulheres e Crianças. No âmbito de Faces de Eva, coordenou, em 2013 e 2014, o projeto «Conversas à Volta…», fez parte da Comissão Organizadora das Jornadas Internacionais «Falar de Mulheres – 10 anos depois» e tem colaborado na equipa de redação da revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher.

E-mail: mira.rita@gmail.com

 

Sandra Leandro

Sandra LeandroProfessora Auxiliar na Universidade de Évora, lecciona actualmente as cadeiras de Estudos de Arte, Estudos do Cinema e do Audiovisual, Teoria e História do Design, Comunicação Visual, Metodologia da Investigação e Contextos Socioculturais actuais e discurso crítico. Doutorada e mestre em História da Arte Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa (2008) e (1999). Investigadora integrada do Instituto de História da Arte da UNL e investigadora colaboradora desde o ano 2000 de Faces de Eva. Centro de Estudos sobre a Mulher do CICS.NOVA da FCSH/UNL. Tem-se dedicado especialmente ao estudo da Pintura, Desenho Humorístico, Teoria e Crítica de Arte, Museologia, Mulheres Artistas em Portugal e Fotografia. Das diversas publicações, mencionem-se: Lino António, 1998; «Ver num instante: um, meio e multidão», 2005; «Invisíveis e intangíveis nos Estudos de Arte: João Couto e o Laboratório Científico», 2007; «Como Leoas: as Senhoras Artistas do Grupo do Leão», 2008; «Luz sobre Luz: José Malhoa (1855-1933)», 2009; Redes sem mar: 12 tapeçarias da Manufactura de tapeçarias de Portalegre; 12 fotografias e 1 vídeo da colecção Millennium bcp, 2010; «Confirmar a tragédia: Soares dos Reis, Desterrado e «tudo»…»; 2010 «Para que serve o juízo? Crítica, critério, críticos e artistas no final do século XIX», 2010; «O Leão Negro», 2010; em co-coordenação com Raquel Henriques da Silva – Mulheres pintoras em Portugal: de Josefa d’Óbidos a Paula Rego. Entre as publicações destaque-se: Joaquim de Vasconcelos: historiador, crítico de arte e museólogo – Uma ópera, Prémio Grémio Literário, 2014.

E-mail: sandraleandro7@gmail.com 

CV completo

 

Susana Cámara Marín

Doutoranda no Instituto de Investigaciones Feministas da Universidade Complutense de Madrid. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Complutense de Madrid em 2003 e licenciada em Psicologia pela Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), ambas em Espanha. Mestre em Estudos sobre as Mulheres na sociedade e na cultura pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desde 2006, tem centrado a sua actividade profissional na gestão de projectos nas áreas da cultura e das ciências sociais, concretamente nos estudos de género em Espanha, Cuba e Portugal. Actualmente, está envolvida em diferentes projectos de investigação na área de estudos de género com a Universidade de Sevilha e colabora com Faces de Eva. Centro de Estudos sobre a Mulher do CICS.NOVA da FCSH/UNL.

 

Zília Osório de Castro

Zília Osório de CastroProfessora catedrática jubilada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O seu percurso académico ficou marcado desde o início pela História das Ideias Políticas (séculos XVIII e XIX), actualmente, pelos estudos sobre as mulheres. Nestes dois âmbitos, tem publicado diversos textos e participado em eventos científicos. Além disso, ocupou cargos administrativos, nomeadamente como subdirectora da FCSH/UNL, foi presidente de diversos órgãos académicos e coordenadora de equipas de investigação daquelas duas áreas.

E-mail: zoc@fcsh.unl.pt